top of page

INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL CONTRA AS FRAUDES

Atualizado: 15 de mar. de 2023

Com uso de metodologia especifica, aplicada por profissionais altamente experientes podemos identificar todo processo das fraudes que circulam no mundo corporativo.

Magna Fernandes



O ser humano é o único responsável por estabelecer as regras morais do que é certo e, consequentemente, do que é errado em seu meio social, portanto, todo desvio de conduta que possa caracterizar o "errado" é conhecido e entendido por todos.


Considerando esse raciocínio lógico, todas as sociedades modernas organizadas estabeleceram regras e muitas delas se tornaram leis, que procuram conduzir o povo a comportamento social aceitável.


Segundo Brasiliano, a fraude só é visível, só apresenta sinais porque os agentes repetem seu estratagema doloso permitindo que evidências de situações estranhas aflorem.


Fraude é o ato de lesar alguma pessoa ou organização em busca de benefício próprio e por questões financeiras. Podemos dizer que se trata de um desvio de conduta no intuito de causar prejuízo ao próximo obtendo com isto algum tipo de vantagem ou então pelo simples desejo de prejudicar alguém.


As empresas cada vez mais se utilizam de serviços especializados em Investigação Empresarial para comprovar fraudes internas de funcionários ou mesmo investigar Fraudes Administrativas cometidas por executivos que ocupam alto cargo de Gestão e comandam uma "quadrilha" que de forma invisível desviam milhões da empresa, prejudicando a sua imagem muitas vezes de forma irreversível.


POR QUE AS FRAUDES E OS DESVIOS INTERNOS ACONTECEM?

Oportunidade: diz respeito à possibilidade que o fraudador vislumbra de praticar a fraude e não ser descoberto. Racionalização: diz respeito a um debate na consciência do fraudador buscando uma justificativa para seu ato. Pressão: Por desempenho ou problemas pessoais.


Com a presença destes três fatores; a fraude ocorre e depois só se computa a perda e as terríveis consequências como a dispensa de toda a diretoria acima do departamento ao qual o fraudador estava locado e ponto final.

Houfe e Hermanson sugerem quatro características que poderiam levar a fraude:

  • Posição de autoridade ou função dentro da organização;

  • Capacidade de entender e explorar os sistemas contábeis e as fraquezas dos controles internos, possivelmente aproveitando suas responsabilidades e abusando de sua autoridade para completar e esconder a fraude;

  • Confiança (ego) que não será detectado, ou, se for pego, que se safará do problema;

  • Capacidade de lidar com o stress criado dentro de uma pessoa boa que antes agia de outra maneira, com uma outra pessoa que comete maus atos.

Não há como anular as dificuldades e pressões às quais o ser humano está sujeito e que podem levá-lo à fraude, mas contratando empresas especializadas em Investigação Empresarial, é possível se prevenir e detectar mais rapidamente a fraude.


POR QUE A INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL E A GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS É IMPORTANTES PARA O SEU NEGÓCIO?

Nos últimos anos, os casos de fraudes têm ocupado os meios de comunicação. O que pode contribuir para essa situação é a velocidade das mudanças no ambiente organizacional e os controles internos não estarem conseguindo acompanhar a mesma velocidade, aumentando assim o potencial de práticas de atos ilícitos.


Quais os riscos que a empresa assume quando deixa de contratar uma Consultoria de Riscos e Investigação Empresarial.


  • Riscos de Imagem: Possibilidade de perdas decorrentes de a instituição ter seu nome desgastado junto ao mercado ou às autoridades, em razão de publicidade negativa, verdadeira ou não.

  • Riscos estratégicos: Riscos associados ao modo que uma organização é gerenciada.

  • Riscos Operacionais: Riscos associados às condições operacionais dos processos, controles, sistemas e informações.

  • Riscos de Conformidade: Riscos associados à habilidade da organização de cumprir normas reguladoras, legais e exigências fiduciárias.

  • Riscos Financeiros: Riscos associados à exposição financeira de uma organização. A perda dos valores sociais e morais pode ser a base do problema das fraudes. Do ponto de vista interno, ambientes de Tecnologia da Informação complexos, ou fusões e aquisições não consolidadas e existência de salários baixos também incrementam a ocorrência de fraudes. Organizações menores (com até 100 funcionários), com a rotatividade de pessoal e pouco comprometimento, onde a gestão ignora irregularidades, têm maior probabilidade de serem fraudadas, elevando o seu risco ao nível alto.

Por está razão aconselhamos que empresas contratem profissionais especializados na área, muitas agências intitulada de detetives são um risco ainda maior que as perdas geradas pela fraude, afinal estamos tratando com confidencialidade e a imagem da sua empresa.



2 visualizações0 comentário
bottom of page