O PAPEL DO GESTOR

Atualizado: Jan 5

É por meio da liderança que os gestores conquistam seguidores em suas áreas, que motivados, apresentam resultados que superam expectativas.

Magna Fernandes


O Gestor deve liderar pessoas e fazer gestão diária dos processos, devendo ser recrutado e treinado com esse objetivo.


É desejável que tenha conhecimento técnico da área onde atua, mas é mandatório que tenha perfil para liderança e gestão.


É fundamental que o Gestor "goste de gente", pois ele é a liderança mais próxima do empregado. Ele, aos olhos do empregado é a própria imagem da Empresa. É o Gestor que deve assegurar que ocorra alinhamento entre os valores pessoais dos empregados de sua equipe e a Visão, a Missão e os Valores da Empresa.


É ele que pode identificar as fraquezas a serem corrigidas nas equipes e é ele quem pode identificar precocemente os talentos dentre a massa de empregados para que possam ser lapidados.


O Gestor deve garantir a capacitação de sua equipe buscando os treinamentos de acordo com a necessidade individual do empregado.


É o Gestor que checa e garante que a sua equipe tenha as habilitações técnicas necessárias para o correto desenvolvimento dos trabalhos.


A gestão diária dos processos é responsabilidade do Gestor bem como a utilização eficaz dos recursos disponíveis. Um ponto de atenção importante na gestão diária é a administração das prioridades e urgências. Essa administração exige a prática do "senso de urgência". É necessário que o Supervisor conheça fundamentos de planejamento e tomado de decisão.


É o Gestor o responsável pela avaliação de desempenho dos empregados ligados à Supervisão.


Existem estudos indicando que parte dos problemas nas empresas pode ocorrer não apenas por falta de normas técnicas ou padrões gerenciais, mas também pelo descumprimento dessas normas e padrões, ou seja, os problemas podem ser gerados pelo comportamento inadequado das pessoas.


Considerando que a verificação do cumprimento dos procedimentos técnicos e a fiscalização da execução de tarefas são atividades realizadas dentro da Gestão, devemos analisar o risco e a criticidade dessas atividades e considerar a utilização de inspetores ligados à Supervisão que façam essa fiscalização em campo.


Segundo Falconi (O Verdadeiro Poder, 2009): "Liderar é bater metas consistentemente, com o time e fazendo certo. Quem não bate metas não é bom líder. Se ser um bom líder é conseguir resultados por meio das pessoas, então a pessoa do líder deve investir parte substancial de seu tempo no desenvolvimento de sua equipe."


Entendendo o Supervisor como sendo o primeiro nível de liderança da Empresa, podemos considerar para ele a Agenda do Líder proposta por Falconi (O Verdadeiro Poder, 2009):


LIDERAR COM O TIME
1 – Recrutar;
2 – Treinar;
3 – Inspirar;
4 – Fazer coaching (são atuações do líder voltadas para ajudar os seus subordinados a trilharem o seu próprio caminho de autodesenvolvimento);
5 – Promover a meritocracia;
6 – Tirar pessoas da zona de conforto para que elas se desenvolvam;
7 – Fazer uma avaliação de desempenho honesta e construtiva;
8 – Demitir quando preciso for;
9 – Ter um sistema de incentivos alinhados com metas.


LIDERAR FAZENDO CERTO
1 – Promover cultura única;
2 – Cultura de alto desempenho;
3 – Cultura de fatos e dados;
4 – Cultura de honestidade intelectual;
5 – Cultura de enfrentamento dos fatos;
6 – Alinhamento com os valores da empresa.


LIDERAR É ALCANÇAR METAS
1 – Atribuir metas baseadas em lacunas;
2 – Promover o domínio do método pela equipe;
3 – Promover a aquisição de conhecimento técnico do processo pela equipe.

Falconi: O Líder é o único agente de mudanças da organização. Não há outra opção.

Devemos pensar em possuir um time de Gestores alinhados com os Valores e o Pensamento Estratégico da Empresa, capacitados para liderar e influenciar o comportamento das pessoas.


Um líder tem seguidores e é disso que precisamos.                                                                  


#forthysempresarial

2 visualizações

Tel.: (11) 96073-1225

NEWSLETTER FORTHYS EMPRESARIAL

contato@forthys.com.br | 11 96073-1225